A uveíte é uma forma de inflamação intraocular que afeta uma camada intermediária chamada de úvea, parte do olho formada pela íris, corpo ciliar e coroide, resultando em olho vermelho, sensibilidade à luz e visão embaçada, e pode acontecer como consequência de doenças autoimune ou infecciosas, como artrite reumatoide, sarcoidose, sífilis, hanseníase e oncocercose.
Sintomas
Os sinais, sintomas e características da uveíte podem incluir:
- Vermelhidão dos olhos
- Dor nos olhos
- Sensibilidade à luz
- Visão embaçada
- Pontos escuros flutuantes em seu campo de visão (moscas volantes)
- Visão diminuída
Os sintomas podem ocorrer de repente e piorar rapidamente, embora em alguns casos, eles se desenvolvam gradualmente. A condição pode afetar um ou ambos os olhos e pode atingir pessoas de todas as idades, até mesmo crianças.
A uveíte pode ser grave, levando à perda permanente da visão. O diagnóstico e o tratamento precoces são importantes para prevenir complicações e preservar sua visão.
Quando os sintomas da uveíte duram algumas semanas ou poucos meses e depois desaparecem, a condição é classificada como aguda, no entanto, quando os sintomas se prolongam por vários meses ou anos e não há o desaparecimento completo dos sintomas, é classificada em uveíte crônica.
Causas
As causas podem ser de origem infeciosa (bactérias, fungos, vírus e protozoários), autoimunes ou idiopática (causa desconhecida). A uveíte é uma doença ocular geralmente isolada, mas que pode estar relacionada com outras doenças sistémicas.
Causas não infeciosas ou autoimunes
Há várias doenças autoimunes, geralmente, relacionadas com a inflamação da úvea:
-
- Doença de Behçet;
- Iridociclite heterocrómica de Fuchs;
- Granulomatose com poliangeíte;
- HLA-B27 uveíte relacionado;
- Artrite idiopática juvenil;
- Sarcoidose;
- Espondilo-artrite;
- Oftalmia simpática;
- Nefrite túbulo-intersticial e síndrome de uveíte.
Causas infeciosas
A uveíte pode ser uma resposta imune ao combate de infeções no interior do olho. Embora represente uma minoria dos doentes com uveíte, estas infeções podem incluir:
-
- Brucelose;
- Leptospirose;
- Doença de Lyme;
- Síndrome de histoplasmose ocular presumida;
- Sífilis;
- Toxocaríase;
- Toxoplasmose;
- Tuberculose.
Fatores de risco
- Predisposição genética: Pessoas com alterações em certos genes podem ter maior probabilidade de desenvolver a doença;
- Contrair uma infeção: Uma série de infeções, como a toxoplasmose, tuberculose, herpes, sífilis, entre outras podem aumentar o risco de contrair uveíte;
- Existência de doença autoimune ou inflamatória: Este tipo de doenças, como por exemplo doença de Behcet, espondilite anquilosante, sarcoidose, artrite psoriática, doença de Crohn, entre outras;
- Histórico de lesão ocular: Trauma ocular também é um dos fatores que pode causar uveíte. É inclusive possível desenvolver uveíte no olho que não foi traumatizado.
Complicações
Se não for tratada, a uveíte pode causar complicações, incluindo:
- Edema macular
- Cicatriz na retina
- Glaucoma
- Catarata
- Dano do nervo óptico
- Descolamento da retina
- Perda de visão permanente
Tratamento da uveíte
O tratamento da uveíte faz-se, na maioria dos casos, através de corticoides, cicloplégicos, imunossupressores e anti-inflamatórios não esteroides.