O uso de lentes de contato

As lentes de contato representam um grande avanço na correção não-cirúrgica dos defeitos da visão.

Assim chamadas por serem lentes que ficam em contato direto com a córnea, passam despercebidas quando comparadas aos óculos. São ideais para a prática de esportes, proporcionando visão de melhor qualidade com segurança e liberdade de movimento.

Em princípio, podem usar lentes de contato as pessoas que usam óculos para correção de miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia.

Em algumas situações tais como no ceratocone, em pessoas submetidas a transplante de córnea ou naquelas que sofreram algum tipo de trauma ocular, as lentes de contato podem ser a única opção não cirúrgica de melhora da acuidade visual.

As lentes de contato podem ser utilizadas com finalidade estética, para mudar a cor dos olhos ou melhorar o aspecto de olhos com cicatrizes, e com finalidade terapêutica, no tratamento de doenças da córnea ou após alguns procedimentos cirúrgicos.

Quem faz uso de lentes de contato deve visitar o oftalmologista pelo menos uma vez por ano, para um correto diagnóstico das condições do olho e orientação sobre o uso adequado das lentes de contato.

Uma vez adaptada, é preciso seguir corretamente as orientações quanto ao tempo de utilização e cuidados com limpeza, desinfecção, colocação e reposição das lentes de contato.