Tipos de Lentes de Contato

Lentes de Contato Gelatinosas

De fácil utilização, as lentes de contato gelatinosas são as mais confortáveis e de adaptação mais rápida. São também as mais adequadas para a prática de esportes porque dificilmente saem dos olhos e, em caso de acidente, não oferecem risco ao usuário. Podem ser usadas por muitas horas seguidas, dependendo apenas da tolerância individual.

Tipos de lentes gelatinosas

  • Esféricas: Corrigem miopia, hipermetropia e astigmatismo.
  • Tóricas: Para correção dos astigmatismos maiores, não corrigíveis pelas lentes esféricas.
  • Bifocais e multifocais: Para correção da presbiopia ou vista cansada.
  • Coloridas: Utilizadas para mudar temporariamente a cor dos olhos. Disponíveis em diferentes cores, as lentes coloridas também podem ter grau, permitindo assim a correção de eventuais defeitos da visão.  

Lentes de Contato Gás-permeáveis

São lentes rígidas que diferem das antigas lentes acrílicas por serem permeáveis ao oxigênio, podendo ser fabricadas com diâmetro maior, oferecendo mais conforto.

Podem ser utilizadas para correção de quase todos os tipos de grau, sendo especialmente indicadas na correção do astigmatismo corneano.

Comportam-se como uma nova superfície do olho, proporcionando uma visão de melhor qualidade. Os parâmetros da lente são determinados em um teste, geralmente mais difícil e trabalhoso, após o qual a lente é solicitada ao fabricante.

Lentes de Contato de Silicone-Hidrogel

As lentes de silicone-hidrogel representam o melhor de dois mundos: a permeabilidade ao oxigênio das lentes gás-permeáveis e o conforto das lentes gelatinosas. Suas propriedades derivam do material especial utilizado na sua fabricação.

Várias marcas já estão disponíveis. Apresentando alta permeabilidade ao oxigênio, são confortáveis e oferecem menor risco de complicações. Podem ser usadas por até uma semana em uso contínuo, sendo substituídas mensalmente.