Perguntas e respostas

P: Existem contra-indicações para o uso de lentes de contato?

R: Alergia ocular, alteração da lágrima, intolerância ao uso das lentes de contato e astigmatismo irregular, são algumas das contra-indicações ao uso de lentes de contato.

 

P: Que cuidados devem ser tomados por quem usa lente de contato?

R: O uso de lentes de contato pressupõe acompanhamento por oftalmologista. Cada tipo de lente de contato requer cuidados especiais. Deve-se obedecer rigorosamente o tempo de uso, período de troca das lentes (no caso das descartáveis), rotina de limpeza e desinfecção, retorno periódico ao oftalmologista para avaliação das condições oculares, em especial da córnea.

 

P: Quais os problemas mais freqüentes que podem ser observados em quem usa lentes de contato?

R: Lentes mal adaptadas, tempo de uso excessivo, cuidados inadequados com a limpeza e desinfecção, lentes defeituosas, são fatores responsáveis pelas complicações observadas nos usuários de lentes de contato. Olho vermelho, conjuntivite crônica e ceratite estão entre os problemas observados. A adaptação de lentes de contato só deve ser feita por um oftalmologista. Somente o oftalmologista está apto a orientar e acompanhar o uso de lentes de contato.

 

P: Quais são as patologias associadas ao mau uso da lente de contato?
R : As lentes de contato são uma alternativa ao uso dos óculos e representam uma forma segura e eficiente de corrigir os defeitos da visão. Quando usadas de forma incorreta e inadequada, as lentes de contato podem causar complicações que incluem formas crônicas de irritação ocular, conjuntivite e lesões da córnea. Estas complicações podem limitar ou impedir o uso das lentes de contato, com repercussão sobre a visão final.

P: O uso das lentes de contato coloridas, coisa que se tornou comum hoje em dia, principalmente entre os adolescentes é prejudicial?

R: As lentes de contato, inclusive as coloridas, só devem ser utilizadas após avaliação pelo oftalmologista. Não havendo contra-indicação ao seu uso, as lentes coloridas não oferecem risco ao usuário, desde que obedecidas as recomendações e orientações por ocasião da adaptação. A tolerância às lentes de contato coloridas e o tempo de permanência nos olhos, costuma ser menor que o das lentes de contato incolores.