Dentro do Panamericano

Localizado no início da Avenida T-8, entre as avenidas Portugal e Mutirão, o Instituto Panamericano da Visão é uma referência em Oftalmologia. Presta serviços em todas as áreas da Oftalmologia, da consulta aos exames, procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos. Está classificado na categoria ESPECIAL em Hospital de Oftalmologia.
 
A arquitetura como elemento diferencial
 
A arquitetura é um elemento importante no Instituto Panamericano da Visão. O visual externo e interno não lembra hospital. Além das cores, com predominância do verde no revestimento externo, o piso claro, em granito, e as paredes também claras, há as peles de vidro verde, protegidas por grandes panos de cortinas brancas.
 
Entrada Principal 
Fachada 

A tecnologia de ponta, associada aos cuidados na decoração e paisagismo, resultou em espaços bem distribuídos, com som ambiente e salas climatizadas por ar condicionado central. 

Recepção Principal 

As necessidades de um prédio voltado para atendimento médico foram bem solucionadas. Há uma saída especial para o lixo hospitalar, seguindo todas as exigências da vigilância sanitária. Os gases foram instalados junto à entrada de serviço, de fácil acesso, incluem o oxigênio, o ar comprimido para uso com equipamentos como o vitreofago e o vácuo para a realização de aspiração. Além da estética, o projeto contemplou inúmeras facilidades tais como circulação interna, privativa para médicos e funcionários, com controle de acesso, sistema de vigilância controlando as principais entradas do edifício.

A área de consultórios foi agrupada nos dois primeiros pavimentos. Cada consultório tem uma espera e uma recepção próprias. As salas de exame ou consultórios, dispõe de uma saleta privativa. Os dois pavimentos se comunicam por uma escada interna, através da circulação de trabalho e dispõem de um estar compartilhado pelos médicos.
 
Os médicos têm ainda um centro de estudos, onde se encontra a biblioteca, CDs e uma ilha para edição de palestras, além de um auditório com data show e todos os recursos para apresentações.
Junto à recepção principal, há um espaço para relaxar e conversar, junto ao café. Dois estacionamentos, um externo e um no subsolo, são de livre acesso para os pacientes.
 
Assim como cada módulo de consultórios tem uma recepção privativa, cada setor do Instituto Panamericano da Visão dispõe de uma recepção independente, permitindo um atendimento personalizado: Lentes de Contato, Exames e Diagnósticos, Cirurgia Refrativa, Centro Cirúrgico.
 
Com área total de 6 mil m², distribuídos em subsolo, térreo e outros três andares, o Instituto Panamericano da Visão possui controle informatizado do consumo de eletricidade e demanda do ar condicionado, sistema de controle de acesso por meio de digitais; câmeras digitais, e rede de voz e de dados.
Seguindo o avanço da tecnologia, os frequentadores do Instituto Panamericano da Visão dispõem de conexão livre à Internet através de rede WiFi, acessível em todas as dependências da Instituição.

 

Características gerais

- Todos os espaços climatizados com ar condicionado central,
- Piso em granito,
- Edifício inteligente, com controle informatizado do consumo de eletricidade e ar condicionado,
- Controle dos ambientes através de câmeras,
- Som rede de voz e dados em todos os ambientes,
- Elevador panorâmico,
- Distribuição inteligente e funcional do espaço, visando a descentralização.