Paquimetria

 

 
 
A paquimetria corneana é a medida da espessura da córnea. A córnea é a membrana transparente através da qual visualizamos a íris que dá cor aos olhos, e a pupila.
 
 Fazendo uma comparação para facilitar a compreensão, a córnea corresponderia ao vidro de um relógio através do qual vemos o mostrador e os ponteiros.

Além de permitir a passagem da luz que vai dos objetos até a retina, a córnea funciona como uma poderosa lente, focalizando as imagens.

A paquimetria é um dos exames de que dispomos para avaliar a córnea. Com ela podemos medir a espessura da córnea em diversos pontos e obter assim um mapa de espessura como o que está ao lado.
Mudanças na espessura da córnea podem estar relacionadas a alterações da curvatura com repercussão na qualidade de visão.

A medida da espessura da córnea ou paquimetria pode ser feita em qualquer paciente em que haja suspeita de alteração da espessura da córnea.

Rotineiramente é realizada nos pacientes candidatos a cirurgia refrativa, ou seja, nas pessoas portadoras de miopia, astigmatismo ou hipermetropia, e que desejam se submeter à cirurgia de correção do grau.

A paquimetria também está indicada e é muito utilizada atualmente, no acompanhamento das pessoas portadoras de glaucoma. O conhecimento da espessura da córnea nestes casos é importante na interpretação das medidas da pressão intra-ocular.

Há duas formas de se medir a espessura da córnea: através do ultrassom, denominada Paquimetria ultrassônica, ou utilizando-se a luz, a chamada Paquimetria óptica. As medidas desta última podem ser prejudicadas pela presença de opacidades da córnea; nestes casos dá-se preferência à paquimetria ultrassônica.