O Diabetes e o Comprometimento da Visão

São mais de 13 milhões de diabéticos no Brasil, quase 7% da população. E este número está crescendo!
O diabetes é caracterizado pela elevação da glicose no sangue, afetando todo o corpo. Nos olhos pode causar catarata, glaucoma e retinopatia diabética.
Quase metade dos diabéticos terão algum comprometimento ocular pela doença ao longo da vida e têm quase 30 vezes mais chance de tornarem-se cegos do que não diabéticos.
Não se deve aguardar a baixa da visão para procurar seu oftalmologista. Exames periódicos devem ser realizados anualmente ou de acordo com avaliação médica, em casos mais severos.
Os casos mais brandos de complicações oculares podem ser controlados com dieta e atividade física. Para casos mais complexos pode ser necessário medicações aplicadas pelo oftalmologista ou até mesmo cirurgias de retina. Felizmente, com o avanço nas cirurgias vítreo-retinianas, até casos mais complexos, antes intratáveis, já podem ser manejados.
É fundamental o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar para oferecer ao paciente os melhores resultados e acompanhamento da doença, conclui Dr. Carlos Eduardo Gonçalves Pereira.